Convocatória para o Território de Arte Urbana - Santa Tereza Tem
Logo

Convocatória para o Território de Arte Urbana

Convocatória para o Território de Arte Urbana, TAU, que colore os muros e fachadas de Santa Tereza

O projeto Território de Arte Urbana -TAU – selecionará 10 artistas que vão intervir em fachadas comerciais e no muro da Vila Dias, em Santa Tereza. As inscrições vão até 30 de agosto. A equipe e a curadoria do TAU 2024 têm como proposta priorizar comércios geridos por mulheres da comunidade.

Bárbara Macedo, curadora do TAU 2024, foi artista selecionada no TAU 2023. Muro grafitado por ela na Vila Dias

Na Vila Dias – Santa Tereza

Pela primeira vez o TAU – Território de Arte Urbana, vai concentrar suas atividades em um único território: a Vila Dias, no bairro Santa Tereza, em BH. Para além da proposta deste espaço imersivo condensado, a 4a edição do projeto também se torna especial pelo recorte utilizado na escolha das fachadas: a priorização por comércios totalmente liderados por mulheres. 

As ações vão acontecer de 27 de setembro a 6 de outubro, com realização das obras ao vivo durante 10 dias, permitindo o convívio entre artistas, moradores e visitantes. O TAU – Território Arte Urbana é viabilizado pela Lei de Incentivo Municipal à Cultura de Belo Horizonte.

Como proposição curatorial assinada pela equipe do TAU e as artistas especializadas Bárbara Macedo, moradora de Santa Tereza, e Dyana Santos, a 4ª edição da mostra, intitulada Escutas Inventadas: recontando histórias de mulheres da Vila Dias, busca promover discussões imagéticas acerca das inúmeras possibilidades de se existir enquanto mulher e a aproximação de propostas artísticas que dialoguem com as histórias das mulheres que terão seus estabelecimentos contemplados no projeto.

Obra de Zi Reis Vila Dias/TAU 2024 – Foto:Luisa Palhares

Inscrição

Dez artistas serão selecionados, por meio de uma convocatória aberta para participantes de todo o Brasil. Os selecionados realizarão10 intervenções na Vila Dias, sendo cinco para as fachadas dos comércios que receberão as obras e cinco para realização de trabalhos no muro da comunidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto de 2024. A inscrição é gratuita e o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no link territorioarteurbana.com.br/convocatoria. O edital da convocatória pode ser lido em territorioarteurbana.com.br/convocatoria

Artistas de todo o país, individuais, duplas ou coletivos podem se inscrever para realizarem obras em diferentes técnicas e linguagens como fotografia, instalações, esculturas, pinturas, lambe-lambes, intervenções, bordados, muralismos, grafites, objetos, entre outros, formando um circuito a céu aberto.

A partir das inscrições nesta convocatória, o projeto vislumbra também a possibilidade de um pequeno mapeamento de artistas de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil, dedicados a pensar a relação entre a arte e a cidade.

Oficina de mobiliário urbano

Ainda como parte da programação da 4ª edição do TAU – Território Arte Urbana, acontecerá uma oficina de mobiliário urbano, com inscrições abertas ao público e que será conduzida pelo coletivo Portacopo, com o objetivo de criar soluções junto à comunidade e que sejam mais adequadas para o bem-estar, a beleza e a praticidade dentro do território da Vila Dias

Curadoras

Bárbara Macedo, artista visual, pesquisadora e consultora de Diversidade e Inclusão. Graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG), atualmente é mestranda em artes visuais pela Escola de Belas Artes (UFMG) e pós-graduanda na especialização em Gestão de Diversidade nas Organizações (UNISE).

Já participou de diversas exposições com suas obras e Indicada ao Prêmio PIPA em 2023. Atuou como curadora, coordenadora e orientadora da Residência Artística Quarta Queer (2018) e como curadora da exposição Trajetória Viva (2020). Participou das residências artísticas do Fórum de Fotoperformance (2023), Profecias (2023) e Solo em Foco (2023). Articula artes visuais, espiritualidade e travestilidade em seus trabalhos.

Dyana Santos, belo-horizontina, mora em Contagem. É graduada em Pintura e Escultura pela escola de Belas Artes da UFMG, onde também fez mestrado e integra o programa de pós-graduação como doutoranda em Artes Visuais. Atualmente, a artista pesquisa linguagens tridimensionais, muitas vezes trabalhando com as medidas anatômicas do seu corpo para desenvolver instalações, esculturas vestíveis e objetos. As obras, aplicadas em chapas de aço e cobre, utilizam técnicas de metalurgia e costura, trabalhos empreendidos pelas mulheres de sua família.

É residente na 9ª edição do Bolsa Pampulha; participou do 33º Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, com a mostra individual “Arena”; da exposição “Dos Brasis: arte e pensamento negro”; e da 2ª edição da Residência Artística Fórum Fotoperformance. Já ganhou prêmios aquisitivos com o 1º lugar no 16º Salão Nacional de Artes de Jataí e no VII Salão Itabirito Regional.

SERVIÇO

4ª edição do TAU – Território Arte Urbana
Inscrições: abertas até 30 de agosto
Local: Vila Dias, bairro Santa Tereza, BH
Execução das obras: 27 de setembro a 6 de outubro
Mostra aberta ao público: 7 de outubro a 17 de novembro de 2024
Realização: mercê soluções culturais
Saiba mais nos Links:
Site: https://territorioarteurbana.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/territorioarteurbana/

Anúncios