A 2ª edição do Mascarada, “Tradição e Contemporaneidade em Diálogo”, é realizado pelos grupos Coletivo Através das Máscaras e Teatro Público. Uma celebração e reflexão sobre a arte da máscara, em uma programação gratuita que inclui teatro, dança, performance, cinema, exposição de arte e oficinas.
O Mascarada – Encontro de Máscaras de Belo Horizonte é uma celebração das tradições culturais e da inovação artística, com um foco especial na máscara em suas múltiplas linguagens e manifestações. O festival não é competitivo, mas sim um espaço para a divulgação, circulação e intercâmbio de produções artísticas que exploram o potencial expressivo da máscara em diversos contextos. A segunda edição do evento busca valorizar a memória cultural promovendo o diálogo com as práticas contemporâneas.
4 de setembro –
OFICINAS: Na Funarte/MG serão duas oficinas: “Múltiplas Peles: experimentos performáticos”, conduzida por Tamira Mantovani de BH, e “As Máscaras de São Tiago”, ministrada por Jozué da Conceição Videira de Mazagão Velho/AP, ambas acontecerão das 13h30 às 16h30 e vão até o final da semana.
Às 15h – Praça Sete: Idylla Silmarovi apresenta a performance “Monumento à Guerrilheira” na Praça Sete de Setembro.
Às 19h – Teatro da Biblioteca pública estadual: exibe o documentário “Folias de Minas“, realizado pelo IEPHA/MG; 20h: apresentação da Folia de Reis Estrela do Oriente; 20h30: abertura da exposição “Segunda Natureza”, de Fernando Linares, às 20h30, na Biblioteca Pública Estadual.
5 de setembro – quinta
19h30 – Teatro Francisco Nunes: espetáculo de teatro de bonecos “Quadro de Todos Juntos” pelo grupo Pigmalião Escultura que Mexe.
17h – Funart MG: ‘’Prosa, café e máscara’’com os grupos Teatro Público e Teatro e Cidade
6 de setembro – sexta
17h- Praça Sete: performance “O Corpo Desembestado de Adivinha a Diva” de Matheus Silva
19h30 – Teatro Francisco Nunes: espetáculo de dança “As Cores da América Latina” pela Cia Panorando de Manaus/AM.
7 de setembro – sábado
Às 17h – Funarte/MG : “Prosa, café e máscara: A festa de São Tiago”
19h30 – Funarte: peça “SelvageRIA de Raíssa Guimarães
8 de setembro – domingo
11h – Parque Municipal – performance “Bicho Alumbroso nas Entranhas do Encanto” pela Trupe Motim de Quixeré/CE.
17h – Biblioteca Pública :‘’prosa, café e máscara’’ uma roda de conversa sobre Máscaras Tradicionais no Contexto do Festival Internacional de Máscaras do Cariri com Dane de Jade do Crato/CE
19h -teatro da biblioteca pública estadual e a performance “Cicatriz” por Vanessia Gomes de Fortaleza/CE.
Todas as informações sobre a programação estão na rede social do Mascarada: https://instagram.com/mascaradabh
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A.
SERVIÇO
II MASCARADA – Encontro de Máscaras de Belo Horizonte “Tradição e contemporaneidade em diálogo”
Data: De 04 a 08 de setembro
Locais: Funarte/MG, Teatro Francisco Nunes, Parque Municipal, Biblioteca Pública de MG e Praça 7
Entrada gratuita